Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estruturalismo, Educação e Matemática

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30612/tangram.v6i3.17344

ISSN

2595-0967

Autores

Antônio Sales,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este é um trabalho de resgate da contribuição do estruturalismo para a Educação e, sobretudo, para o ensino da Matemática. É uma revisão sistemática de literatura que percorre, resumidamente, a trajetória desse paradigma desde Galois, o jovem matemático, que foi a primeiro a criar a estrutura de grupo e as contribuições de Cantor com a teoria dos conjuntos. Apresenta como Piaget concebeu o nascimento da inteligência na criança a partir da teoria dos grupos e dos isomorfismos discutidos na Matemática e propostos pelo grupo Bourbaki para o ensino da Matemática. Apresenta também uma crítica ao programa conhecido como Matemática Moderna, pelo excesso de formalismo que apresentava.

Referência(s)