
Lei do resfriamento de Newton:
2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.35819/scientiatec.v9i1.5187
ISSN2318-9584
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoOs desafios das atividades remotas, em tempos de pandemia, atingem todas áreas de conhecimento mas, em especial, as atividades experimentais da física. A manipulação de equipamentos e observação dos fenômenos sempre foram características motivadoras para aos alunos, porém diante da realidade de atividades por videoconferência essas características da experimentação podem ficar prejudicadas. Este artigo traz um relato de experiência de uma aula experimental sobre a Lei do resfriamento de Newton, realizada de forma remota, com uma turma de 12 licenciandos em física. A coleta de dados foi realizada eletronicamente pelo Arduino, e os dados foram compartilhados em tempo real com os alunos. Os alunos puderam observar o fenômeno do resfriamento pela webcam, bem como os dados de temperatura em tempo real, e a análise dos dados foi feita pelos próprios alunos usando papel mono-log, disponibilizado em meio digital pelo professor. Os dados coletados mostraram que os alunos tiveram, além de boa aceitação à prática, excelentes resultados de aprendizado.
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