
ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO DE CRIANÇAS NO INSTAGRAM
2024; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2024.1.44162
ISSN1980-3729
AutoresBrenda Guedes, Inês Vitorino Sampaio,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO crescente envolvimento das crianças com as culturas digitais demanda uma atenção especial sobre como as dinâmicas da cultura do consumo impactam e afetam a experiência de ser criança nos dias atuais. O objetivo deste artigo é problematizar as estratégias de engajamento, mobilizadas pela marca Danoninho no Instagram, sob a ótica dos direitos digitais das crianças. Em termos metodológicos, centra-se, pois, no estudo de caso do marketing familiar do perfil @DanoninhoBrasil na referida plataforma, que estimula o engajamento de pais e crianças, por meio da construção de vínculos pautados em valores e causas (sociais, ambientais etc.). O estudo reconhece a complexidade do caso e destaca possíveis contribuições ao direito à cultura, ao lazer e ao brincar; alertando, contudo, para violações à privacidade e ao direito à informação das crianças.
Referência(s)