Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Vera Verão, uma quase mulher”

2024; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 15; Issue: 30 Linguagem: Português

10.46401/ardh.2023.v15.19675

ISSN

2526-7280

Autores

Nathally Almeida Sena,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo propõe uma análise da performance cênica Cross-dresser na televisão brasileira, especificamente em programas de auditório, através da atuação do ator Jorge Lafond na pele de sua personagem Vera Verão. O objetivo é lançar um olhar crítico sobre como os estereótipos emergem nessas redes, assumindo posições de personagem, e como isso contribui para a naturalização da figura destacada no processo de inserção social. Exploraremos de que maneira a atuação de Lafond construiu repertórios e redes de sociabilidade, examinando o papel dessa representação na dinâmica social do período em questão. Ao focar nessa expressão artística na televisão brasileira, busca-se entender como a performance de Cross-dresser não apenas entreteve o público, mas também desafiou normas sociais, contribuindo assim para projetos anti-hegemônicos dentro do cenário midiático latino-americano do século XX.

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