
Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental sobre traumatismo dentário
2024; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25248/reas.e14355.2024
ISSN2178-2091
AutoresVitor Hugo Ribeiro Silva, Emerson de Sousa Pinheiro, Cristiane Tomaz Rocha, Fernanda Cristina Pimentel Garcia, Júlio César Franco Almeida, Carla Massignan, Liliana Vicente Melo de Lucas Rezende,
Tópico(s)Injury Epidemiology and Prevention
ResumoObjetivo: Avaliar o conhecimento dos professores de escolas públicas de ensino fundamental do Distrito Federal (DF) sobre Traumatismo Dentário (TD). Métodos: Para avaliar o nível de conhecimento dos professores, antes (T1) e após (T2) uma vídeo-aula, foi disponibilizado um formulário online com questões objetivas sobre manejo de TD. Para avaliar a retenção dos conhecimentos obtidos, o questionário foi disponibilizado novamente após um mês (T3). O estudo piloto foi realizado em duas escolas públicas, com participação de 37 professores, divididos em grupo teste (GT-vídeo sobre TD) e grupo controle (GC - vídeo sobre higiene bucal). Resultados: O teste estatístico ANOVA a 2 critérios de medidas repetidas mostrou diferença estatisticamente significativa (P< 0,01) entre o tempo T1 e T2 para o grupo teste (GT), nível de significância de 5%. O GT apresentou mais acertos após a atividade educativa (vídeo-aula) e manteve mais acertos depois de um mês. Apenas o GT apresentou diferença significativa entre T1-T3 (P=0,002). Os educadores, ao responderem o questionário pela primeira vez, não tinham conhecimento acerca das medidas necessárias para conduzir as urgências em TD. Após a atividade educativa, o GT apresentou resultados melhores do que o grupo controle (GC) em T1, T2 e T3. Conclusão: A atividade educativa sobre TD se mostrou eficaz imediatamente, com diferença significativa com o GT, favorecendo a retenção de conhecimento após um mês.
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