
Neuromyths among Elementary and High School students: a case study in Distrito Federal
2023; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v14n4a06
ISSN2179-426X
Autores Tópico(s)Neuroscience, Education and Cognitive Function
ResumoApesar de todo o investimento recente da comunidade científica relacionada a contribuição da neurociência para a educação, ainda são muitos os problemas que continuam a adiar o sucesso desta possível parceria. A disseminação de mitos que obscurecem os avanços da neurociência para a educação tem sido um grande problema na educação básica. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento cerebral e a prevalência de neuromitos entre Estudantes de Ensino Fundamental e Médio no Distrito Federal. Para tanto os estudantes foram convidados a responderem um questionário online contendo 32 afirmações sendo que 16 delas foram elaboradas para avaliar o conhecimento sobre o cérebro e as 16 afirmações restantes são neuromitos. A pontuação média de conhecimento do cérebro foi 55,1% e a pontuação média dos neuromitos foi 43,1%. Os resultados permitem concluir que persiste uma falha no conhecimento relacionado a neurociência entre os estudantes na educação básica.
Referência(s)