Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Teoria dos Grafos nas áreas temáticas de pesquisa do Scielo: em busca de interlocuções com o ensino de matemática

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.23925/2358-4122.2023v10i362408

ISSN

2358-4122

Autores

Kyvia Arruda, Luiz Roberto Lopes, Lenina Silva, Emanuel Dantas, Cristiano Gobbi,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A Teoria dos Grafos estuda as relações existentes entre objetos de um determinado conjunto e pode ser considerada como um dos ramos de ensino e pesquisas em matemática. O objetivo deste artigo é refletir sobre as interlocuções com o ensino de matemática presentes na produção acadêmica e científica sobre Teoria dos Grafos nas diferentes áreas temáticas constantes no Scielo. Problematiza-se a não inserção dessa teoria como disciplina na formação docente em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Brasil e propõe-se que a teoria vá além de um conteúdo inserido na disciplina de Matemática Aplicada, visto que é fundamental para a compreensão das inter-relações que ocorrem entre elementos de um determinado conjunto e tem ampla aplicação em pesquisas em áreas diversas do conhecimento científico. Como metodologia, adotam-se procedimentos investigativos de caráter quali-quantitativos, com locus na internet, tendo como fonte o Scielo, e a pesquisa é caracterizada como de estado do conhecimento, por buscar no portal: identificar, registrar e categorizar os resultados da busca com o descritor “Teoria dos Grafos”. Os resultados mostram 25 trabalhos, de 1993 a 2022, distribuídos em 6 áreas temáticas. Conclui-se que nenhuma produção encontrada faz interlocução direta com o ensino de matemática e propõe-se que a Teoria dos Grafos seja inserida na formação docente em matemática para que seja ensinada a partir do ensino médio no Brasil.

Referência(s)
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