
DISCUTINDO O MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
2023; Editora Univates; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22410/issn.2176-3070.v15i4a2023.3513
ISSN2176-3070
AutoresOtávio Paulino Lavor, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um método em que o conhecimento é construído a partir de um problema a ser apresentado, interpretado e enriquecendo saberes para chegar à solução. No âmbito da formação inicial docente, em uma turma de prática de ensino de um curso de licenciatura em física e matemática, foi proposta esta metodologia na discussão do movimento retilíneo uniformemente variado. A partir de um problema sobre a velocidade de decolagem de um avião, os participantes tiveram debates potencializadores de aprendizagem, em que apresentaram indagações quando ao porte e tamanho da pista. Estes fatores foram abordados pelo professor para explicar o movimento a partir da potência do motor da aeronave. Ao solicitar a resolução de um problema para encontrar a velocidade, os discentes usaram as equações do movimento uniformemente variado sem apresentação da teoria, no entanto destacamos a ABP como metodologia que permitiu as discussões ao longo das aulas. Pelo exposto, despertamos para a realização de práticas considerando a ABP como possibilidade metodológica na formação inicial docente, com vistas a interação e motivação.
Referência(s)