Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quincas Laranjeiras e o violão solista no Rio de Janeiro:

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 23; Linguagem: Português

10.5216/mh.v23.75190

ISSN

2317-6776

Autores

Humberto Amorim, Paulo Martelli,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Como já abordamos em estudos anteriores (XXXX), Joaquim Francisco dos Santos (1873-1935), o Quincas Laranjeiras, exerceu significativo papel de mediador cultural por meio de suas atividades composicionais e artísticas, colaborando para que o violão transitasse entre espaços e camadas socioculturais diversas nas primeiras décadas do século XX. Ancorado na literatura disponível e em partituras e fontes recolhidas em jornais e revistas da época, o presente artigo visa demonstrar como a sua atuação pedagógica entre os “violonistas clássicos” que atuavam no Rio de Janeiro se converteu em mais um dos aspectos dessa “identidade transitiva” (LLANOS, 2018), tornando-se um dos fatores que permitiram que o instrumento vencesse barreiras práticas e simbólicas e aumentasse a sua circularidade no bojo da sociedade carioca.

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