
Tecnologias e educação inclusiva: aplicabilidade de softwares para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.2-218
ISSN1988-7833
AutoresLucas Alves de Oliveira Lima, Thiago José Francisco, José Leônidas Alves do Nascimento, André Alfonso Peixoto, Gustavo Henrique Gonçalves, Lissandro Botelho, Sérgio David De Morais, João Batista Rodrigues Cruz Compagnon, Ana Rosa Braga de Souza, Guilia Rivele Souza Fagundes,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar a aplicabilidade de softwares para o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. A pesquisa adotou uma revisão sistemática de literatura, seguindo as diretrizes do PRISMA. A busca por artigos foi realizada nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chave e operadores booleanos "AND" e "OR". Os critérios de inclusão limitaram-se a artigos científicos em português e de nacionalidade brasileira, publicados entre 2020 e 2023, e associados à aplicabilidade de softwares na alfabetização de alunos surdos, com foco na inclusão escolar. A revisão sistemática dos estudos examinados sobre o papel dos softwares educacionais na inclusão de alunos surdos evidenciou a discrepância entre teoria e prática, evidenciando a necessidade de preencher lacunas de conhecimento, especialmente no registro de Libras. Os softwares são enfatizados como facilitadores na língua de sinais, otimizando serviços e desempenhando um papel essencial na promoção do conhecimento. Além de contribuírem para a compreensão do ambiente e suporte no letramento e na educação, essas ferramentas emergem como recursos para criar ambientes educacionais mais acessíveis e inclusivos para alunos surdos. No entanto, os estudos também destacam desafios, como a escassez de pesquisas específicas e a defasagem no desenvolvimento de soluções tecnológicas, ressaltando a necessidade contínua de aprimoramento. A chamada para uma abordagem interdisciplinar na criação de jogos educativos bilíngues sublinha a complexidade da inclusão digital, enfatizando a importância de considerar diversos aspectos para garantir eficácia e respeito às especificidades do público-alvo, integrando as potencialidades dos softwares em várias áreas do aprendizado e desenvolvimento.
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