Práticas Interdisciplinares em Sala de Aula
2023; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 30; Linguagem: Português
10.5335/rep.v30i0.14962
ISSN2238-0302
AutoresAndreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEsta pesquisa buscou compreender como a interdisciplinaridade tem sido vivenciada em práticas de sala de aula por professores de ciências e matemática, formados em uma perspectiva interdisciplinar, egressos do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizadas entrevistas narrativas com egressos do referido curso. O processo de análise se deu a partir dos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). Das análises emergiram as seguintes categorias: 1) interdisciplinaridade como integração de conteúdos isolados; 2) interdisciplinaridade como trabalho coletivo a partir de um projeto; 3) interdisciplinaridade por integração de conteúdos em temáticas; e 4) interdisciplinaridade pela historicidade. A partir dos dados obtidos, pode-se observar, nas narrativas dos professores, que existe uma diversidade de práticas desenvolvidas em sala de aula que mobilizam diferentes perspectivas interdisciplinares.
Referência(s)