TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO BRASIL
2024; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55906/rcdhv9n1-009
ISSN2526-3943
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo se trata de um trabalho de conclusão de curso de Especialização em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí, Campus Picos. Para tanto, aborda-se a trajetória histórica da Educação Profissional e o Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Brasil. A temática Educação e Trabalho vêm ganhando nos últimos anos destaque especial no mundo acadêmico, quando se refere às transformações do modo de produção capitalista e à educação profissional. Historicamente, esta discussão esteve presente nas ideias que Rui Barbosa defendeu em seu Parecer de 1883, e na maioria dos debates que a sociedade brasileira realizou no século XX. Rui Barbosa acreditava que para o desenvolvimento econômico do Brasil, nos moldes dos países mais civilizados, seria necessário dar instrução ao povo, reduzindo os índices de analfabetismo, bem como prepará-lo para a construção de uma sociedade livre. Nesse viés, a Educação Profissional e o Movimento CTS representam uma nova conjuntura contemporânea para a educação, principalmente na inserção de novas tecnologias para discentes e docentes. Com efeito, o ensino-aprendizagem é fator relevante de valorização para a profissionalização do aprendiz/pesquisador. Quando se infere a questão do desenvolvimento e prática do ensino-aprendizagem na escola ou âmbito acadêmico, constantemente compreendemos que tal processo se insere dentro de um campo científico, com abordagem analítica de investigação, seja bibliográfica, de campo, dentre outros meios responsáveis pela pesquisa, ao que se tem na Ciência, Tecnologia e Sociedade como parâmetros norteadores para a formação cidadã do aprendiz, no ensino tecnológico, superior e/ou para a vida, ou seja, num percurso que incita ao crescimento educacional.
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