Lazer e economia criativa em museus: o caso do Museu Câmara Cascudo, em Natal/RN (Brasil)
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.2-264
ISSN1988-7833
AutoresFernando Manuel Rocha da Cruz,
Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoOs museus da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, encontram-se sob domínio público ou privado e, em alguns casos, sob administração de instituições de ensino superior como é o caso do Museu Câmara Cascudo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Os meios financeiros que as universidades e outras instituições federais dispõem, colocam-nas como instrumento importante e decisivo no plano cultural da cidade, e mesmo do estado. Neste artigo propomos uma reflexão sobre o papel do lazer no Museu Câmara Cascudo, na cidade de Natal, bem como, sua relação com o público e suas estratégias para a captação do mesmo. É igualmente objetivo, confrontar a dinâmica museológica com os ditâmes da Economia Criativa, nomeadamente com seu ciclo econômico, tendo em vista, a geração de renda. A metodologia adotada é qualitativa com recurso à observação participante, fotografia e entrevistas semiestruturadas com o público do referido museu. Concluímos que os museus são espaços propiciadores de lazer que contribuem por isso para o desenvolvimento pessoal, cultural e social do seu público. Enquanto indústrias criativas precisam de possuir uma dinâmica empreendedora para a captação de públicos – o que nem sempre é conseguido, apesar da elevada presença de turistas na cidade – e na oferta de seus acervos, bem como possuir outros setores associados como lojas de souvenires, livraria, café. Por outro lado, a oferta de lazer está relacionada com o tipo de espaços, as experiências e os serviços oferecidos pelos museus.
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