Artigo Acesso aberto

Tecendo saúde com adolescentes e jovens: intervenções educativas a partir do diagnóstico situacional em instituições de ensino médio no município de Ouro Preto/Minas Gerais – Brasil

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.2-255

ISSN

1988-7833

Autores

Eloisa Helena De Lima, Ángel Martínez Hernáez, Celina Maria Módena, Bianca Cardoso Lopes, Bruna Rezende Do Amaral, Daniela Fonseca Abdo Rocha, Gustavo Soares Faria, Marina Andrade Barros, Marianna Silva Dezembro Leonelo, Nathália Maria Ladeira De Oliveira, Renan Lima Vieira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A adolescência é marcada como um período de intensas transformações em vários âmbitos da vida, o que pode expor os jovens precocemente a vulnerabilidades individuais, sociais, físicas e mentais. Nesse sentido, a escola torna-se espaço privilegiado para promoção de saúde. O objetivo do presente trabalho foi traçar o perfil de saúde dos jovens em idade escolar da cidade de Ouro Preto-MG e tentar intervir precocemente nos principais fatores de risco. Trata-se de um relato de experiência sobre oficinas educativas em saúde a partir do diagnóstico da situação de saúde com base em um estudo transversal quantitativo seguido de grupos focais, realizado ao longo do ano de 2023 em quatro escolas de Ensino Médio no município de Ouro Preto-MG. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de Ouro Preto. Após a estratificação aleatória de 368 alunos, houve a aplicação do instrumento Youth Risk Behavior Survey (YRBS) para análise do perfil de saúde e realização de oficinas voltadas para a reflexão, o diálogo e promoção da saúde. Foram realizadas 8 oficinas educativas e um evento de promoção da saúde pautados nos temas Abuso Sexual, Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Gravidez Precoce, Saúde Mental, Diversidade Sexual e de Gênero e Prevenção ao Racismo. Durante as oficinas e o evento, observou-se participação ativa dos alunos. As discussões permitiram a identificação de necessidades específicas, possibilitando a preparação de intervenções mais direcionadas. Procurou-se sanar as dúvidas mais recorrentes e fortalecer o elo entre pesquisadores e adolescentes, para que estes se sentissem amparados e seguros em compartilhar temas delicados com o grupo de pesquisa. A metodologia utilizada pelo grupo de pesquisa mostrou-se eficaz na abordagem das demandas de saúde dos adolescentes e jovens. Além disso, pôde-se instigar maior protagonismo dos adolescentes frente aos seus projetos de vida e maior fortalecimento e resiliência para enfrentamento das dificuldades.

Referência(s)