Artigo Acesso aberto

Políticas públicas de educação profissional e tecnológica: a contribuição da rede federal para a escolarização dos jovens no Brasil

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n2-173

ISSN

1696-8352

Autores

Carolina Lima Pimentel, Anderson Gomes De Paula, Verona Nascimento Silva Franzi, Marcus Vinícius Santos Da Silva, Luiz Fernando Duarte de Figueiredo, Marcelo José Gonçalves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo aborda a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – IF, no Brasil como uma política pública para elevar a escolarização dos jovens; a partir de pesquisa bibliográfica. Com a inclusão da educação profissional como uma meta no Plano Nacional de Educação em 2001, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados em 2008, desempenharam um papel fundamental na ampliação da Rede Federal. A partir deste estudo foi possível identificar um aumento, em uma década, de 171% na oferta de escolarização, resultando em um salto de 150 campi para mais de 568 campi em todo o país. Isso evidencia claramente a intenção de elevar o nível de escolaridade da população brasileira, especialmente dos jovens.

Referência(s)