Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Formação docente e o ensino por investigação: o Show da Luna como fonte de inspiração para projetos na feira científica de Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará

2024; Volume: 17; Issue: 31 Linguagem: Português

10.48075/rtm.v17i29.32020

ISSN

1981-4682

Autores

Taynná Nayara Barreiros Arrais, Lucicléia Pereira da Silva, Frederico da Silva Bicalho, Ronilson Freitas de Souza,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A elaboração de projetos investigativos para feiras científicas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade e protagonismo dos estudantes. Nesse contexto, os professores atuam como mediadores, orientando e acompanhando o processo, desde insights iniciais para pesquisa à socialização dos resultados. O objetivo do artigo consistiu em analisar as contribuições de uma oficina formativa conduzida na modalidade de Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que explorou o "Show da Luna" como fonte de inspiração para a orientação de projetos de alunos do Ensino Fundamental. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, natureza básica e objetivo descritivo-interpretativo. Procedimentalmente se enquadra como estudo de caso, realizado com um grupo de 56 professores. Para construção do corpus empírico, foram realizadas gravações e transcrições da etapa de sistematização da SEI. Posteriormente procedemos a análise textual discursiva (ATD) na qual identificamos cinco categorias iniciais que originaram a categoria emergente “O papel da experimentação e desenho animado na compreensão do ensino por investigação”. No metatexto, evidenciamos que os professores revisitaram, como aprendentes, os principais aspectos que norteiam uma investigação científica, apresentando uma visão unânime sobre a contribuição da oficina, apontando impactos positivos sobre o uso de atividades experimentais apoiadas no método científico explorado no “Show da Luna”.

Referência(s)
Altmetric
PlumX