
Formação docente e o ensino por investigação: o Show da Luna como fonte de inspiração para projetos na feira científica de Salvaterra, Ilha de Marajó, Pará
2024; Volume: 17; Issue: 31 Linguagem: Português
10.48075/rtm.v17i29.32020
ISSN1981-4682
AutoresTaynná Nayara Barreiros Arrais, Lucicléia Pereira da Silva, Frederico da Silva Bicalho, Ronilson Freitas de Souza,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA elaboração de projetos investigativos para feiras científicas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criatividade e protagonismo dos estudantes. Nesse contexto, os professores atuam como mediadores, orientando e acompanhando o processo, desde insights iniciais para pesquisa à socialização dos resultados. O objetivo do artigo consistiu em analisar as contribuições de uma oficina formativa conduzida na modalidade de Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que explorou o "Show da Luna" como fonte de inspiração para a orientação de projetos de alunos do Ensino Fundamental. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, natureza básica e objetivo descritivo-interpretativo. Procedimentalmente se enquadra como estudo de caso, realizado com um grupo de 56 professores. Para construção do corpus empírico, foram realizadas gravações e transcrições da etapa de sistematização da SEI. Posteriormente procedemos a análise textual discursiva (ATD) na qual identificamos cinco categorias iniciais que originaram a categoria emergente “O papel da experimentação e desenho animado na compreensão do ensino por investigação”. No metatexto, evidenciamos que os professores revisitaram, como aprendentes, os principais aspectos que norteiam uma investigação científica, apresentando uma visão unânime sobre a contribuição da oficina, apontando impactos positivos sobre o uso de atividades experimentais apoiadas no método científico explorado no “Show da Luna”.
Referência(s)