Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM DE CONCEITOS DO MODELO- PADRÃO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS SOB A PERSPECTIVA DA CULTURA MAKER UTILIZANDO A IMPRESSORA 3D E A MÁQUINA DE CORTE A LASER

2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v17n2-094

ISSN

1981-223X

Autores

Francisco Levi Pereira Braga, Luiz Paulo Fernandes Lima, Gylly Peterson Fernandes Lima, José Ricardo Barros de Lima, Francisco Herbert Lima Vasconcelos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os avanços tecnológicos fazem-se presentes em todos os setores da sociedade, logo, a educação não poderia ficar de fora. O ensino tradicional que perdura, desde os séculos passados, vem mostrando, há tempos, sinais de fracasso e, na disciplina de Física, não é diferente, pois muitas vezes o aluno entende que esta é uma matéria escolar resumida a fórmulas matemáticas, sem perceber que ela é crucial para tais avanços tecnológicos. Por isso, propõe-se, neste trabalho, uma metodologia que utiliza equipamentos de fabricação digital que podem auxiliar no aprendizado de conceitos de um assunto específico da Física Moderna: o Modelo-Padrão da Física de Partículas. Para tanto, utilizou-se como suporte pedagógico a Cultura Maker, segundo a qual o aluno terá que colocar a sua “mão na massa” para obter objetos reais feitos na impressora 3D e na máquina de corte a laser, percebendo a importância do seu papel no seu próprio processo de aprendizagem.

Referência(s)
Altmetric
PlumX