
Som-Fôrma: Morton Feldman e uma trajetória do espaço gráfico
2023; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/rm.v23i2.217949
ISSN2238-7625
AutoresAusteclínio Lopes de Farias, Sílvio Ferraz,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO objetivo deste artigo é demonstrar o uso da notação musical no período tardio do compositor Morton Feldman. De modo paradoxal, por meio de recursos típicos do plano gráfico - repetições, permutações, parametrizações, transcrições e serializações, o compositor articula como elemento resultante as qualidades inerentes dos materiais sonoros, sem necessariamente ter por matéria composicional aspectos da música espectral e da acusmática. Apoiando-se centralmente em DUFOURT (1997), o presente texto busca traçar uma resumida trajetória da influência do desenvolvimento notacional - sobretudo desde a Ars Nova - na música ocidental escrita, em especial para o paradigma serial, e como este, juntamente à obra de John Cage, cristalizaram o horizonte de problemas de Morton Feldman.
Referência(s)