Artigo Acesso aberto

A educação ambiental nas escolas como estratégia para a o desenvolvimento sustentável em Rondon do Pará-PA

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n2-075

ISSN

1989-4155

Autores

Karolayne Cruz Vieira, Poliana Ferreira da Costa, Carlos Cesar Santos, Marcilene Feitosa Araújo, Thaís Alves Rabêlo Valente, Jax Nildo Aragão Pinto, Norberto Ferreira Rocha, Tiago de Souza Araújo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A cada dia, os problemas ambientais têm sido vistos como um fato que precisa ser enfrentado na sociedade como um todo, e nas escolas em especial, já que de lá irão sair os futuros adultos e tomadores de decisões. O objetivo materializado nessa pesquisa foi analisar a importância da educação ambiental, sob a perspectiva dos professores da rede de ensino básico do município de Rondon do Pará – PA, como uma ferramenta para a sustentabilidade. Para este estudo foi considerado como objeto de pesquisa o conjunto dos professores de educação ambiental do ensino fundamental do 6° ao 9° ano, de 4 escolas do município, eles são responsáveis por ministrar a disciplina de educação ambiental. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas fechado. De acordo com os dados obtidos pela aplicação do questionário, verificou-se que todos os entrevistados destacaram como essencial aplicar os conceitos de educação ambiental na rede básica para formar cidadãos mais conscientes e informados. Dentre as dificuldades encontradas acerca da aplicação da educação ambiental nas escolas, uma delas é a falta de formação na área, pelos professores. Dessa forma, nota-se a importância do incentivo, fomento e formação dos profissionais em relação a temática.

Referência(s)