Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

COEDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO POPULAR: revisão crítica sobre uma relação dialético-dialógica

2023; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22196/rp.v25i1.7779

ISSN

1984-1566

Autores

Germanne Patricia Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Camila Rocha Ferreira de Oliveira, Rodrigo Nogueira Bezerra Rodrigues Matos, Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo realiza a proposta dialética e dialógica na perspectiva da coeducação entre as gerações e da educação popular. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo, do tipo revisão crítica de literatura, que visa analisar as relações existentes entre esses dois processos na contemporaneidade. Busca-se refletir sobre a potência social transformadora das interações geracionais e evoca-se a necessidade de investimentos para alcançar a convivência intergeracional em prol da coeducação efetiva, sinalizando a importância da mediação como um meio de solução consensual de conflitos apto para (re)estabelecer a comunicação nas relações intra e intergeracionais e multiculturais, em consonância com a proposta pedagógica freiriana. Inferiu-se que a educação popular é uma abordagem com potencial para impulsionar a coeducação intergeracional e romper com a segregação societária de grupos geracionais, ao passo que a mediação de conflitos é uma ferramenta social privilegiada para qualificação do diálogo, favorecendo a integração dos sujeitos de múltiplas gerações e culturas em prol da aprendizagem ao longo da vida.

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