
Ignorância científica, racismo religioso e (anti) ética escolar
2023; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/2236-6296.2023.v26.41088
ISSN2236-6296
AutoresFabio Coronel Gagno, Abdruschin Schaeffer Rocha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo visa discutir as bases da tensão entre a prática docente no Ensino Religioso Escolar (ER) e as religiões de matriz africana, considerando duas camadas: científica e social. Na primeira parte, pretende explanar como a falta do reconhecimento de alguns pressupostos epistemológicos pode inviabilizar a compreensão do lugar das religiões de matriz africana no ER. Na segunda parte, debate a origem do preconceito em relação a essas expressões religiosas, tomando por base a tese sociológica de que a escravidão define o funcionamento segregacionista da sociedade brasileira até os dias atuais. Por meio de uma investigação bibliográfica, busca-se evidenciar que as causas de se discriminar as religiões de matriz africana — enquanto conteúdo escolar — podem ser identificadas no desconhecimento do ER enquanto processo técnico-científico; e no racismo culturalista como maneira de persistir a lógica do escravismo por outros meios.
Referência(s)