Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ignorância científica, racismo religioso e (anti) ética escolar

2023; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34019/2236-6296.2023.v26.41088

ISSN

2236-6296

Autores

Fabio Coronel Gagno, Abdruschin Schaeffer Rocha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo visa discutir as bases da tensão entre a prática docente no Ensino Religioso Escolar (ER) e as religiões de matriz africana, considerando duas camadas: científica e social. Na primeira parte, pretende explanar como a falta do reconhecimento de alguns pressupostos epistemológicos pode inviabilizar a compreensão do lugar das religiões de matriz africana no ER. Na segunda parte, debate a origem do preconceito em relação a essas expressões religiosas, tomando por base a tese sociológica de que a escravidão define o funcionamento segregacionista da sociedade brasileira até os dias atuais. Por meio de uma investigação bibliográfica, busca-se evidenciar que as causas de se discriminar as religiões de matriz africana — enquanto conteúdo escolar — podem ser identificadas no desconhecimento do ER enquanto processo técnico-científico; e no racismo culturalista como maneira de persistir a lógica do escravismo por outros meios.

Referência(s)
Altmetric
PlumX