Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

discussão sobre estereótipos culturais como tema de uma Unidade Temática de Português como Língua Adicional em contexto de imersão

2024; Volume: 26; Linguagem: Português

10.34019/1808-9461.2024.v26.38561

ISSN

1808-9461

Autores

Gabriela Werner Vieira Gonçalves, Elisa Novaski Cordeiro,

Tópico(s)

EFL/ESL Teaching and Learning

Resumo

Este trabalho se refere a um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras Inglês, no qual as autoras foram orientanda e orientadora. O tema aqui proposto insere-se na área de Linguística Aplicada (LAP) por levantar questões envolvidas à linguagem e ao ensino de português como língua adicional (PLA), de modo a gerar reflexões e problematizar questões culturais relacionadas à elaboração e aplicação de material didático. O objetivo é apresentar uma unidade temática (UT) e seus desdobramentos (LEFFA, 2007; SANTOS, 2014), a partir de sua aplicação para uma turma de alunos estrangeiros participantes do Programa de Extensão Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba (CT). Todos os aprendizes residem no Brasil e, portanto, trata-se de um aprendizado em contexto de imersão. A UT teve como intuito promover, de modo sensível ao grupo, discussões e reflexões em torno de estereótipos culturais. No decorrer do artigo, mostra-se como as atividades foram planejadas e aplicadas, ao passo em que se apresenta uma análise do processo sob a perspectiva da orientanda e estudante de Letras Inglês, autora do presente estudo. Pôde-se concluir que o impacto gerado na turma foi perceptível por meio das discussões e engajamento dos alunos na atividade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX