
“Vou aprender a ler para ensinar meus camaradas”: a salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.9771/pcr.v16i2.52179
ISSN1983-3717
AutoresRívia Bandeira, Rosildo Rosário,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo analisa a execução do plano de salvaguarda do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, bem cultural imaterial registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e inscrito na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco. Destaca-se o contexto e os desdobramentos da atuação do Estado e da sociedade civil em relação à salvaguarda do bem cultural, sobretudo o papel desempenhado por sambadores e sambadeiras na articulação de políticas públicas. Os dados foram coletados por meio de pesquisa empírica realizada no Recôncavo Baiano e no Iphan. A partir da apresentação das ações realizadas serão abordados os resultados alcançados, assim como os desafios que precisam ser superados para uma atuação efetiva na salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
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