Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Pedagogia psicodramática

2024; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 48 Linguagem: Português

10.5585/48.2024.23926

ISSN

1983-9294

Autores

José Lucas Martins, Luís Fernando Lopes,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O tema deste estudo de caráter bibliográfico é a pedagogia psicodramática proposta por Maria Alicia Romaña, enquanto prática humanista e inovadora. Diante dos desafios educacionais contemporâneos, a questão que baliza o desenvolvimento das análises apresentadas problematiza: em que medida o método psicodramático pode ser considerando humanista e inovador considerando o contexto da educação básica? Em consonância com essa problemática, o objetivo principal foi analisar a pertinência da aplicação do método psicodramático, enquanto prática humanista e inovadora, no processo de escolarização na educação básica. Nessa perspectiva, os resultados apontam que essa proposta metodológica se responsabiliza social e politicamente com as necessidades humanas dos estudantes para além dos aspectos cognitivos. Embora exija um esforço significativo do professor, ela é uma metodologia ativa proporcionalmente producente e produtora de aprendizagens significativas e personalizadas. Nesse sentido, ela pode ser considerada inovadora.

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