
Sequência Didática envolvendo recursos digitais em aulas de Matemática para aprendizagem do Teorema de Pitágoras
2024; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 48 Linguagem: Português
10.5585/48.2024.24383
ISSN1983-9294
AutoresClaudia Valin dos Santos, Tharcila de Abreu Almeida, Antônio Carlos de Abreu Mól,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsta pesquisa propôs uma metodologia com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa do Teorema de Pitágoras por meio de uma Sequência Didática, englobando recursos digitais, tendo em vista a necessidade de estratégias de ensino deste teorema que possam proporcionar ao aluno a associação dos conceitos vistos em aula com o seu cotidiano. O estudo, de viés qualitativo, constituiu-se de pesquisa exploratória, mediante roda de conversa com docentes de Matemática. A seguir, realizou-se uma busca documental para elencar as habilidades na Base Nacional Comum Curricular e identificar a ferramenta digital mais utilizada pelos alunos segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. A partir de então, uma Sequência Didática foi elaborada e avaliada por professores, que constataram que a metodologia proposta, permeada por tecnologias digitais, ao abordar de forma lúdica situações de aplicabilidade do Teorema de Pitágoras, relacionadas à acessibilidade, poderá tornar a aprendizagem mais atrativa e significativa.
Referência(s)