Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Letramento e a gestão pública

2024; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55602/rlic.v11i2.302

ISSN

2525-5754

Autores

Caroline Inês Becker, Marcos Kan Moori,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

As avaliações externas têm sido elaboradas com base no conceito de letramento. A relevância desse conceito, além do mais, se faz presente nos processos educativos. Uma análise sobre as diferenças entre as avaliações pertencentes às práticas pedagógicas e as avaliações de larga escala se faz necessária, uma vez que suas funções, na educação, são distintas. Compreender a importância do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nos processos educativos e avaliativos é outra questão a ser abordada neste artigo. Objetiva-se, assim, analisar e compreender a complexidade da elaboração das avaliações externas, com enfoque no letramento, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem no interior das instituições educacionais. A função da gestão pública é explorada sob a perspectiva de sua contribuição para uma educação de qualidade, sendo o conceito de letramento novamente considerado como ponto central. Conclui-se que as avaliações externas, quando compreendidas adequadamente, contribuem significativamente para melhorias no cenário educacional. Para a elaboração deste trabalho, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica.

Referência(s)