
A gênese da interpretação probabilística em livros didáticos de mecânica quântica
2024; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 46; Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2023-0238
ISSN1806-9126
AutoresDaniel S. Souza, Nathan Willig Lima, Ricardo Karam,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoNeste artigo propomos uma análise de vinte livros didáticos utilizados no ensino de Física em cursos de licenciatura e bacharelado, com o objetivo de investigar como eles abordam e justificam a interpretação probabilística do quadrado do módulo da função de onda na Mecânica Quântica. Do ponto de vista do ensino de física, destaca-se a importância de ensinar não apenas os conceitos científicos, mas também as justificativas subjacentes a esses conceitos. Nesse sentido, a discussão da análise das obras busca amparo nas fontes primárias e secundárias que tratam sobre a temática. As principais questões a serem respondidas são quais argumentos e evidências são apresentados para legitimar a interpretação probabilística associada a função de onda e quais limitações são identificadas em cada abordagem didática adotada.
Referência(s)