Artigo Acesso aberto

Aprimorando a aplicação da Análise Fatorial Exploratória: um exemplo didático com dados de comportamento do consumidor

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.2-371

ISSN

1988-7833

Autores

Esdras Antunes do Nascimento, Rosângela Sarmento Silva, Jaqueline Daniela de Oliveira Fonseca,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo exemplifica como conduzir uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) usando IBM SPSS Estatistic®, explorando fatores influenciadores do comportamento de compra dos consumidores. A AFE é crucial em estudos de marketing e psicologia do consumidor, facilitando a compreensão de fatores subjacentes aos comportamentos. A compreensão da AFE beneficia estudantes e profissionais, enquanto exemplos práticos promovem o pensamento crítico e evitam vieses. Além disso, a AFE pode inspirar novos modelos em marketing e psicologia do consumidor, melhorando estratégias de marketing direcionadas. O artigo enfatiza boas práticas de comunicação científica, incluindo revisão de literatura e procedimentos metodológicos detalhados, concluindo com um exemplo prático e didático.

Referência(s)