
Processo de produção de uma telenovela como ferramenta de educação alimentar e nutricional para frequentadores de restaurantes populares
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14393/rep-2023-70164
ISSN1982-7660
AutoresIsabel Cristina Bento, Jullyane Hott Filgueiras, Relbson de Matos Costa, Juliana Maria de Melo Esteves, Maria Flávia Gazzinelli, Simone Cardoso Lisboa Pereira,
Tópico(s)Food, Nutrition, and Cultural Practices
ResumoObjetivou-se relatar a experiência do processo de produção de uma telenovela como ferramenta de educação alimentar e nutricional (EAN) para promover uma alimentação adequada e saudável de frequentadores de Restaurantes Populares. Esse processo passou por duas fases: 1) levantamento de dados sociodemográficos, nutricionais e psicossociais de frequentadores de Restaurantes Populares de uma capital brasileira, para traçar o perfil desses sujeitos, bem como as necessidades deles, de modo a guiar e orientar o enredo de uma história que se entrelaçasse às histórias dessas pessoas; e 2) criação do enredo/roteiro e produção da telenovela, enquanto recursos audiovisuais, carregados de signos disparadores de subjetividade. Defende-se a telenovela como uma ferramenta de EAN potente, pois a sua perspectiva estética, entrelaçada às histórias dos sujeitos, pode marcá-los e afetá-los, tanto pela intensidade das sensações e emoções que é capaz de produzir quanto pelos dispositivos pedagógicos analíticos e produtores de subjetivação. Parte-se do suposto de que a adoção de novos modos de pensamento e novas práticas requer um investimento que atue não só na dimensão intelectual ou cognitiva da aprendizagem, mas na dimensão afetiva.
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