
Arquivos pedagógicos, leitura e escrita: uma proposta para o ensino fundamental.
2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 47 Linguagem: Português
10.12957/soletras.2023.81135
ISSN2316-8838
AutoresFernanda Cruz de Oliveira Garcia, Andréa Rodrigues,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoNeste texto, apresentamos e discutimos a proposta de um caderno de atividades baseado na ideia de criação de um arquivo pedagógico (Indursky, 2019), acompanhado de sugestões de práticas de leitura e de escrita para professores e estudantes de ensino fundamental. Esse trabalho propositivo foi realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras, e começou a ser pensado ainda durante a pandemia, a partir de uma portaria emitida por esse programa, que indicou a possibilidade de produzir materiais didáticos sem a obrigatoriedade anterior de que houvesse um projeto de natureza interventiva, dadas as condições de ensino remoto durante o período pandêmico. O trabalho parte da abordagem teórica da Análise do Discurso (AD) materialista, especialmente as noções de arquivo pedagógico proposto por Freda Indursky (2019) , leitura e autoria na escola (Orlandi, 1988; 2006).
Referência(s)