Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Itinerário formativo: sensibilização ambiental na Educação Básica

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Linguagem: Português

10.5965/2357724x112023e0132

ISSN

2357-724X

Autores

Leonardo José Osiecki Voitovicz, Everton Bedin, George Hideki Sakae,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta um Produto Educacional, resultado de pesquisa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), e o contexto investigativo em que foi elaborado. A pesquisa que originou o produto teve como objetivo analisar as possíveis contribuições e potencialidades de um Itinerário Formativo (IF) da área das Ciências da Natureza envolvendo alunos da Educação Básica numa perspectiva ambiental, permitindo que os conhecimentos e os recursos gerados neste IF contribuam em ações individuais ou coletivas de mediação e intervenção sobre os problemas ambientais. As atividades realizadas aconteceram durante o período de doze semanas, sendo uma aula semanal de 50 minutos, guiadas pelo professor da turma. A proposta educacional foi o desenvolvimento de um IF com o objetivo de abordar uma temática variada sobre lixo e o seu processo de reciclagem, enfatizando situações sociais referentes à temática, a partir das habilidades na Base Nacional Comum Curricular. O procedimento para o desenvolvimento deste produto foi a pesquisa participante, de objetivo descritivo e abordagem qualitativa. Na análise interpretativa-construtiva, os resultados da aplicação do IF revelam contribuições para a formação dos alunos, notando-se um expressivo interesse e curiosidade manifestados por eles em relação a cada temática discutida, o que despertou um genuíno interesse pelas questões ambientais abordadas. Ao término, espera-se que este produto educacional possa ser disseminado em outras instituições escolares, permitindo que os professores desenvolvam IF que não apenas ofereçam uma diversidade de atividades e ações no contexto da Educação Ambiental, mas facilitem a formação de indivíduos reflexivos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX