Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades dinâmicas para o ensino de vetores na plataforma Geogebra

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 11; Linguagem: Português

10.5965/2357724x112023e0112

ISSN

2357-724X

Autores

Karina do Nascimento Arena, Ivanete Zuchi Siple,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo, apresentamos um produto educacional no formato de um livro dinâmico construído no GeoGebra. Esse produto educacional é resultado da dissertação: “Práticas Matemáticas no Ensino de Vetores: a conversão de registros de representação semiótica com apoio de um livro dinâmico”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Seu propósito principal é enriquecer a abordagem das atividades relacionadas a vetores por meio de uma perspectiva dinâmica e fundamentadas na teoria de registros de representação semiótica, buscando beneficiar tanto os educadores quanto os discentes nos processos de ensino e aprendizagem de Geometria Analítica. O livro dinâmico, criado na plataforma do GeoGebra, assume a forma de um recurso on-line que explora vários tópicos de vetores, como coordenadas no plano e no espaço, equivalência vetorial, operações vetoriais, produto escalar, além de áreas e volumes. Os resultados derivados das experimentações conduzidas por dois professores de Geometria Analítica, dos cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, apontaram que as atividades do produto educacional proporcionaram recursos potenciais para a prática docente, pois oportunizaram uma mediação dinâmica nas aulas de introdução ao ensino de vetores, permitindo que os alunos transitassem entre diversas representações de vetores, contribuindo assim para a aprendizagem dos estudantes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX