Artigo Acesso aberto Revisado por pares

África Subsariana e Agendas Globais de Educação: Uma reflexão sobre políticas de educação e de formação de professores

2022; ISCTE – Lisbon University Institute; Volume: 44; Linguagem: Português

10.4000/cea.7367

ISSN

2182-7400

Autores

Arlinda Manuela dos Santos Cabral,

Tópico(s)

Global Education and Multiculturalism

Resumo

As políticas de educação e de formação de professores são construídas em contextos nacionais heterogéneos, que implicam definição de prioridades e compromissos, e que são influenciados pelas agendas globais de educação, como a Agenda 2030 das Nações Unidas. O presente artigo procura contribuir para a compreensão da forma como as agendas globais de educação interagem no contexto da África subsariana, recorrendo a metodologia qualitativa. Na última década, a satisfação com a oferta educativa e a qualidade do ensino diminuiu, mas persiste uma apreciação positiva do alinhamento da educação com o mercado de trabalho e da formação de professores, refletindo a incorporação das agendas globais nas políticas nacionais, ainda que com necessidade de maior análise do alcance dos objetivos educativos globais.

Referência(s)