Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

arte como protagonista da comunicação popular em evento cultural:

2024; Volume: 21; Issue: 47 Linguagem: Português

10.5212/rif.v.21.i47.0004

ISSN

1807-4960

Autores

Laura Pereira de Almeida, Beatriz Corrêa Pires Dornelles,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo identificar traços comunicacionais específicos de uma população interiorana, durante um evento cultural, já tradicional, a 16ª Feira do Livro da cidade de Minas do Leão, no interior do Rio Grande do Sul, a partir dos preceitos da teoria da Folkcomunicação, de Luiz Beltrão. A metodologia utilizada partiu da etnografia, com estudo de campo, observação participante e estudo documental e bibliográfico. A Feira homenageou autores de livros, nascidos em Minas do Leão, com diversas atividades artísticas. Dentre os achados, do ponto de vista da folkcomunicação, verificou-se que a população encontrou uma forma artística para se comunicar e se expressar, qual seja: exposição de desenhos, pinturas no rosto, apresentação de trabalhos escolares, bate-papo com autores dos livros, Banda Marcial e peças de teatro.

Referência(s)