
arte como protagonista da comunicação popular em evento cultural:
2024; Volume: 21; Issue: 47 Linguagem: Português
10.5212/rif.v.21.i47.0004
ISSN1807-4960
AutoresLaura Pereira de Almeida, Beatriz Corrêa Pires Dornelles,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO artigo em questão tem como objetivo identificar traços comunicacionais específicos de uma população interiorana, durante um evento cultural, já tradicional, a 16ª Feira do Livro da cidade de Minas do Leão, no interior do Rio Grande do Sul, a partir dos preceitos da teoria da Folkcomunicação, de Luiz Beltrão. A metodologia utilizada partiu da etnografia, com estudo de campo, observação participante e estudo documental e bibliográfico. A Feira homenageou autores de livros, nascidos em Minas do Leão, com diversas atividades artísticas. Dentre os achados, do ponto de vista da folkcomunicação, verificou-se que a população encontrou uma forma artística para se comunicar e se expressar, qual seja: exposição de desenhos, pinturas no rosto, apresentação de trabalhos escolares, bate-papo com autores dos livros, Banda Marcial e peças de teatro.
Referência(s)