Artigo Acesso aberto

Negritude na arte como possibilidade para o pensamento crítico no espaço escolar

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.2-384

ISSN

1988-7833

Autores

Keyla Andrea Santiago Oliveira, Fábio Luiz Faria Da Silva,

Tópico(s)

Art Education and Development

Resumo

Este trabalho busca expor relações dialéticas entre o sujeito e a subjetividade, ideologia e realidade, cultura e economia, particular e universal, dando ênfase no contexto dessas relações às questões étnico-raciais. A Teoria Crítica evidencia a contradição nevrálgica entre ideologia e realidade que se estabelece no ocidente com o iluminismo e faz a crítica ao modo de vida aqui institucionalizado. A partir dos autores deste arcabouço teórico, objetiva-se fomentar o debate de forma reflexiva e por meio da arte no ambiente escolar, espaço que, em tese, deve cumprir com sua responsabilidade: formar para a cidadania. Exemplifica-se a ideia a partir de uma investigação na música Dança, do artista Chico César, e de uma experiência pedagógica.

Referência(s)