Negritude na arte como possibilidade para o pensamento crítico no espaço escolar
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.2-384
ISSN1988-7833
AutoresKeyla Andrea Santiago Oliveira, Fábio Luiz Faria Da Silva,
Tópico(s)Art Education and Development
ResumoEste trabalho busca expor relações dialéticas entre o sujeito e a subjetividade, ideologia e realidade, cultura e economia, particular e universal, dando ênfase no contexto dessas relações às questões étnico-raciais. A Teoria Crítica evidencia a contradição nevrálgica entre ideologia e realidade que se estabelece no ocidente com o iluminismo e faz a crítica ao modo de vida aqui institucionalizado. A partir dos autores deste arcabouço teórico, objetiva-se fomentar o debate de forma reflexiva e por meio da arte no ambiente escolar, espaço que, em tese, deve cumprir com sua responsabilidade: formar para a cidadania. Exemplifica-se a ideia a partir de uma investigação na música Dança, do artista Chico César, e de uma experiência pedagógica.
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