Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Identidades de professores de inglês: o que as dissertações entre os anos de 2016 e 2020 nos revelam?

2023; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21165/gel.v20i1.3428

ISSN

1984-591X

Autores

Gysele Da Silva Colombo Gomes, João Paulo da Mata Nogueira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Nesta investigação, apresentamos um levantamento bibliográfico acerca da incidência de diferentes teorias sobre o conceito de identidades na plataforma digital Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). Sob esse viés metodológico, foram analisadas nove dissertações pertencentes à BDBTD encontradas no intervalo dos anos 2016 e 2020. O trabalho aponta os principais aportes teóricos utilizados pelos autores de nove dissertações de mestrado. A partir desse levantamento, foi observado se as escolhas realizadas estão em consonância ou dissonância para promover a difusão e incentivo à pesquisa sobre o conceito. O estudo lança luz na predominância de dois blocos de condutas teóricas; no primeiro deles, encontramos as perspectivas adotadas para os estudos acerca das identidades; ao passo que, no segundo, foi verificada uma concentração de trabalhos voltados mais especificamente para as identidades do professor de inglês. Observou-se a utilização do conceito de identidades com diferentes perspectivas teóricas e para diversos contextos educacionais. Os resultados apontam uma forte tendência adotada pela maior parte dos autores nas seções de definição de identidades, verificando-se a preferência pelo alinhamento com os autores Hall (2005), Rajagopalan (2002), Bauman (2005) e Moita Lopes (2001).

Referência(s)
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