A poesia oral do Maracatu de Baque Solto: estratégia para a ampliação do letramento literário de estudantes da 4ª fase da EJA
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n3-016
ISSN1983-0882
AutoresJoseane do Nascimento Rocha, Josivaldo Custódio Da Silva, Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsse artigo possui como objetivo ampliar o letramento literário de estudantes da IV fase da EJA – Educação de Jovens e Adultos, a partir de leitura e interpretação das loas de Maracatu de Baque Solto ou Rural. Partindo da experiência leitora do estudante, e através das abordagens da Estética da Recepção (JAUSS, 1994), do Método Recepcional (AGUIAR e BORDINI, 1988) e do Letramento Literário (COSSON, 2011), desenvolvemos uma proposta para estudantes do município de Lagoa do Carro-PE, matriculados(as) na escola municipal Dagoberto Lobo. Esta pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e procedimento de pesquisa-ação. A proposta aqui apresentada utiliza, a partir de etapas do Método Recepcional, etapas da sequência básica – motivação, introdução, leitura e interpretação – e contextualizações da sequência expandida do Letramento Literário e teses da Estética da Recepção. As dificuldades de interpretação foram analisadas com base nas produções escritas dos(as) participantes, oriundas de textos lidos e elaboradas no decorrer de cada oficina desenvolvida dentro das etapas aplicadas. Os resultados nos proporcionaram uma análise qualitativa das ocorrências de cada índice de contextualizações e teses identificadas nas produções escritas. Ao longo da pesquisa, identificamos questões negativas e avanços positivos até chegarmos à conclusão com o produto final: as apresentações dos TCEF – Trabalhos de Conclusão do Ensino Fundamental – cujas temáticas se desenvolveram referentes ao maracatu de baque solto. Portanto, é vísivel a ampliação do letramento literário dos(as) participantes da pesquisa, principalmente na parte de escrita criativa na última oficina, mesmo que apresentem problemas de interpretação, de grafia, enfim, de desvios da norma padrão.
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