
Metodologias ativas no ensino de química: o olhar dos professores sobre os desafios antes, durante e após o ensino remoto
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 27; Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.27.22178.002
ISSN1984-0187
AutoresAna Néry Furlan Mendes, João Vitor Santana dos Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas objetivando analisar a visão dos professores de química das escolas públicas estaduais dos municípios de Nova Venécia e São Mateus, no Espírito Santo, em relação à aplicação das metodologias ativas em suas aulas. O contexto considerado abrange os períodos anterior, durante e posterior à pandemia da Covid-19, como também suas consequências para a sociedade. Foram entrevistados 16 professores que atuam em 10 das 13 escolas de ensino médio da região, obtendo-se dados que abrangem diversas realidades. Esses dados foram tratados utilizando o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados apontaram que, embora as metodologias ativas já fossem conhecidas, sua adoção foi intensificada durante o período pandêmico. Entretanto, verificou-se a necessidade de considerar os problemas estruturais e organizacionais das escolas, bem como os contextos sociais dos alunos, para uma implementação adequada dessas metodologias.
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