
Estudando a integração digital: como a tecnologia facilita a inclusão de alunos
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n3-002
ISSN1983-0882
AutoresSilvana Maria Aparecida Viana Santos, Anderson Amaro Vieira, Ianan Eugênia De Carvalho, José de Miranda Freire, Luciano de Jesus Santos, Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi, Paulo Edson Cutrim Silva, Rudimaria Dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo aborda a implementação de tecnologias imersivas, como Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR), no ensino de história para estudantes surdos. O objetivo principal foi investigar como essas tecnologias podem ser aplicadas para enriquecer a experiência educacional desses alunos e promover a inclusão. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica, analisando estudos relevantes para compreender as potencialidades, desafios e práticas efetivas relacionadas ao uso das tecnologias imersivas na educação de surdos. Os resultados indicam que as tecnologias imersivas oferecem oportunidades significativas para aumentar o engajamento e melhorar a compreensão dos conceitos históricos entre estudantes surdos. No entanto, a implementação efetiva enfrenta desafios, incluindo a necessidade de infraestrutura apropriada, formação de professores e integração curricular. A análise dos dados ressalta a importância de estratégias direcionadas e políticas educacionais para superar esses desafios. As considerações finais enfatizam a relevância dessas tecnologias como ferramentas na educação de surdos, destacando a necessidade de continuidade nas pesquisas e desenvolvimento de práticas inovadoras nesse campo.
Referência(s)