Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A importância da leitura no aprendizado dos discentes de uma escola pública baiana

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n2-111

ISSN

1989-4155

Autores

Joselene Granja Costa Castro Lima,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A leitura é de fundamental relevância na aquisição do conhecimento do indivíduo, para sua compreensão de mundo e desenvolvimento sociocultural. A leitura faz com que o sujeito pertença a um meio que se renova diariamente através de seus pensamentos e ideias, estando apto a novos desafios e construindo o seu próprio intelecto. É papel do educador disponibilizar aos educandos diversos materiais de leitura e ao mesmo tempo criar estratégias que os levem a maturidade e autonomia nas questões direcionadas ao ato de ler. O ambiente escolar e os professores precisam estimular e instigar no aluno o gosto pela leitura. Para a realização do presente estudo optou-se pelo método de revisão bibliográfica com referências feitas com base em livros, artigos científicos, textos e periódicos publicados em endereço eletrônico e, também, em pesquisa documental e de campo. Esta pesquisa embasa-se teoricamente nos seguintes autores: Bacha (2014), Bamberger (2002), Diniz e Silva (2015), Freire (1996, 2008), Girotto (2015), Grossi (2013), Indursky e Zinn (1985), Kramer (2013), Lajolo (2011), Linard (2016), Ruiz (2002), Rezende (2013), Silva (2005, 2015), Soares (2016), Solé (1998), Zulim (2015), entre outros. Tal pesquisa surgiu da necessidade de refletir sobre a importância da leitura para o desenvolvimento do aluno e como o hábito de ler ainda é deficiente na educação pública do Brasil. Por ter um vasto número de autores que abordam acerca desse assunto, este estudo pode ser complementado e estendido a longo prazo, com mais embasamento teórico.

Referência(s)