Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogos sonoros como prática pedagógica de reconhecimento de territórios sonoros

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n3-003

ISSN

1989-4155

Autores

Marcela Álvares Maciel, Rafael Pilot De Souza, Anelise Dlugokenski, Greiciellen Paloma Ribeiro Dacampo, Paula Soares,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os estudos contemporâneos do ambiente sonoro vêm buscando a transcendência da abordagem tradicional da busca incessante pelo silêncio para o paradigma emergente da qualidade sonora, com destaque para o valor estético da paisagem sonora. A paisagem sonora é formada dentro de um contexto, marcado por todos os estímulos sensoriais e pelo conhecimento acumulado pelas pessoas acerca do espaço e seu uso, incluindo ainda seu significado cultural. Neste contexto, o presente trabalho propõe a compreender a paisagem sonora enquanto patrimônio imaterial das cidades contribuindo para o fortalecimento da noção de pertencimento de indivíduos a um lugar. Para tanto, buscou-se desenvolver atividades culturais para identificação, registro e salvaguarda de territórios sonoros em espaços que se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas. Em termos metodológicos, destacam-se técnicas de etnografia sonora, acompanhada de medições acústicas e testes subjetivos em conformidade com a proposta de norma ISO 12913-2. De maneira complementar, foram utilizadas estratégias de pensamento de desenho adaptadas à produção de arte sonora para reabilitação acústica, contemplando etapas de ideação, prototipagem e teste. Como principal resultado, apresenta-se a proposta de dois jogos sonoros realizados em espaços públicos na cidade de Erechim (RS), como uma estratégia de escuta do ambiente urbano, despertando a atenção e consciência dos cidadãos para as questões, virtudes e valores estéticos das paisagens sonoras do cotidiano.

Referência(s)