Artigo Acesso aberto

A LINGUÍSTICA APLICADA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA SURDA

2024; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.56083/rcv4n3-015

ISSN

2764-7757

Autores

Alexandre Melo de Sousa, Ariana Boaventura Pereira, Geralda Iris De Oliveira, Indira Simionatto Stedile Assis Moura, Júlio Cesar Barreto Rocha, Héverson Duarte De Souza,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este trabalho aborda a relevância da Linguística Aplicada na educação de surdos, focando na formação docente e na sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem desde a pré-escola até a capacitação dos professores. Examina-se o uso da Linguística Aplicada em contextos pedagógicos formais e sua influência na formação tanto dos alunos surdos quanto dos professores em escolas regulares. Para isso, foram analisados materiais bibliográficos, incluindo livros, artigos científicos, e foram examinados o currículo bilíngue para surdos, práticas escolares e documentos normativos. Essa pesquisa contribui significativamente para a compreensão científica da importância da Linguística Aplicada no desenvolvimento das habilidades dos surdos em ambientes escolares. Além disso, este estudo destaca a necessidade de uma abordagem bilíngue e multicultural na educação de surdos, reconhecendo a língua de sinais como uma língua natural e promovendo sua valorização e uso em paralelo com a língua oral. A pesquisa também ressalta a importância da formação continuada dos professores para que possam adotar práticas pedagógicas inclusivas, que atendam às necessidades específicas dos alunos surdos, levando em consideração suas identidades linguísticas e culturais. Ao compreender a relevância da Linguística Aplicada nesse contexto, os educadores podem implementar estratégias mais adequadas e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais acessível e enriquecedor para os estudantes surdos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX