
WEBQUEST NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA - UMA POSSIBILIDADE NA APROXIMAÇÃO DE CONCEITOS DE RESISTORES ELÉTRICOS, EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
2024; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n3-016
ISSN2764-7757
AutoresAlexandre da Silva Barcellos, Anderson Gomes De Paula, Arthur Fernandes de Lima Costa Resende, Isis Verona Nascimento Silva Franzi, Marcus Vinícius Santos Da Silva, Luiz Fernando Duarte de Figueiredo, Átila de Paiva Teles, Marcelo José Gonçalves,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoÉ possível identificar, no cotidiano, que a sociedade está cada vez mais engajada no uso de tecnologias digitais. Neste contexto, promover a aproximação da educação dos métodos de ensino e aprendizagem com alguma das tecnologias da atualidade, com a finalidade de alcançar novos patamares para um ensino de qualidade, pode promover um maior interesse dos aprendentes. Desta forma, este artigo apresenta uma proposta de ensino voltada para cursos no campo da eletricidade, utilizando uma abordagem diferenciada com o auxílio da WEBQUEST. Essa, sendo utilizada como um meio de aproximação para uma aprendizagem significativa. Através da WEBQUEST o estudante é estimulado à utilização de simuladores virtuais para compreensão de circuitos elétricos e da função de resistências elétricas. A proposta foi apresentada aos estudantes do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Instalações Elétricas Prediais, oferecido no Instituto Federal de Ensino do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus São João de Meriti. Ao final da atividade foram recolhidos relatos dos estudantes para delineamento dos resultados obtidos. Concluiu-se que, por meio do relato de experiência desenvolvido neste ensaio, ser possível compreender, de modo prático, como o uso da informática pode colaborar para uma aprendizagem significativa e atual para os estudantes de uma era altamente digital.
Referência(s)