Liderança nas Altas Habilidades/ Superdotação no Município de Vitória-ES
2024; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/lideranca-nas-altas-habilidades
ISSN2448-0959
AutoresValdineia Tiengo Vieira, Márcia Moreira de Araújo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEsta pesquisa objetiva acompanhar o cotidiano ativo dos trabalhadores especializados na educação especial com os alunos e alunas que apresentam traços de superdotação com manifestação de liderança. Para fundamentar a pesquisa foram usados os seguintes referenciais teóricos que norteiam a superdotação e as altas habilidades: Teoria da liderança transformacional, que sugere que os líderes que são capazes de inspirar e motivar seus seguidores a trabalhar em prol de objetivos mais elevados são mais eficazes do que aqueles que simplesmente fornecem instruções e diretrizes, a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner(1983), que sugere que existem vários tipos de inteligências, incluindo linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal, e a obra de Zenger e Folkman (2014) de competências de liderança: Zenger e Folkman (2014), identifica 16 competências-chave que são importantes para líderes eficazes, incluindo comunicação, tomada de decisão, resolução de conflitos e influência. Esse modelo pode ser útil para entender as habilidades de liderança específicas que líderes superdotados e com altas habilidades possuem. A metodologia de pesquisa inclui a observação participante com questionários e análise documental. A produção de dados ocorrerá através de análise de conteúdo. Portanto, trabalharemos de forma a acompanhar as etapas que perpassam desde o diagnóstico, até a aplicação de atividades com vistas a desenvolver o potencial deste público-alvo da Educação Especial em Vitória, a partir das escolas de referência. Entrevistaremos quatro professores da educação especial. Os resultados esperados devem contribuir para o desenvolvimento da bibliografia pertinente sobre o tema, bem como facilitar o diagnóstico e a compreensão acerca desta manifestação da educação especial. Consideramos que ao compreender melhor as características, necessidades e potencialidades desses alunos superdotados com manifestação de liderança, podemos contribuir para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e enriquecedor. Isso não apenas beneficiará esses alunos, mas também a sociedade como um todo, ao aproveitar todo o potencial de liderança que esses jovens excepcionais podem oferecer para o progresso e a inovação em nossa comunidade educacional e além.
Referência(s)