Artigo Acesso aberto

Conhecimento de estudantes de educação física sobre os jogos esportivos de bola

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n3-001

ISSN

1983-0882

Autores

Jandre Santiago Amorim De Araujo, Wellington Almeida Da Costa, Ray-Hilton Souza Dos Santos, Angélica Maria Pinto Fontes, Felipe Canan,

Tópico(s)

Sports Performance and Training

Resumo

Os jogos esportivos de bola compõem parte importante da educação física escolar e formação superior em Educação Física. Contudo, há uma prevalência dos mais populares (basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol). A literatura aponta indícios de que há uma relação positiva entre o que é aprendido na formação superior e o que é ensinado na futura atuação profissional do estudante de Educação Física. Tendo essa problematização em vista, objetivou-se identificar quais os jogos esportivos de bola conhecidos por estudantes de Educação Física e as fontes pelas quais chegam a esse conhecimento. A pesquisa é descritiva quanto aos objetivos e quantitativa quanto à abordagem, tendo como instrumento um questionário ad hoc com questões sociodemográficas fechadas e questões específicas fechadas, com escala likert com 3 graduações, averiguando o conhecimento dos estudantes acerca de diferentes jogos esportivos de bola e o quanto diferentes fontes contribuíram para esse conhecimento (1 = pouco; 2 = razoável; 3 = muito). Participaram da pesquisa 92 estudantes do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas em Manaus, no ano de 2023. A análise foi por meio de estatística descritiva em termos de frequências e médias. A maioria dos estudantes é do gênero masculino e cursou a formação escolar básica em escola pública. Basquetebol, futebol, futsal, handebol e voleibol são os jogos esportivos de bola mais conhecidos, seguidos de tênis de mesa, basquete 3x3 e vôlei de praia. A fonte que mais favoreceu o conhecimento a respeito dos jogos esportivos de bola foi os meios de comunicação em termos quantitativos e as escolinhas em termos qualitativos. O curso superior de Educação Física apresentou relevância quantitativas e qualitativas, enquanto a educação física escolar apresentou relevância somente qualitativa. Verifica-se que há predomínio dos jogos esportivos de bola mais populares e que os contextos de ensino (curso superior de Educação Física, educação física escolar e escolinhas) são fontes qualitativamente mais relevantes que os contextos informais (meios de comunicação e entorno de moradia).

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