
Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre ondas sonoras: o problema do telefone em um Clube de Ciências
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 6; Issue: 5 Linguagem: Português
10.36661/2595-4520.2023v6n5.14069
ISSN2595-4520
AutoresBreno Dias Rodrigues, Rosa Maria Pereira de Sousa, João Manoel da Silva Malheiro,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoNeste relato de experiência descrevemos o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com cinco alunos do Ensino Fundamental participantes de um Clube de Ciências. Inspirados na proposta de Carvalho et al. (2009), a SEI intitulada “O problema do telefone” foi estruturada em sete etapas que ocorreram em dois sábados, cujo experimento foi a construção de um telefone caseiro feito de copos plásticos e fio barbante de algodão, e teve abordagens conceituais sobre ondas mecânicas-sonoras, em diálogo com outras temáticas no viés interdisciplinar. As reflexões permitiram elucidar que a experimentação investigativa pela SEI potencializou diversas aprendizagens dos alunos clubistas sobre conceitos físicos e interdisciplinares, além de aspectos valorativos, intelectuais e manipulativos.
Referência(s)