
A ÉTICA NO USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA PROFESSORES E ESTUDANTES
2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.51891/rease.v10i3.13056
ISSN2675-3375
AutoresAllysson Barbosa Fernandes, Rodi Narciso, Alen da Silva Braga, Andreza de Souza Cardoso, Eline Simone da Conceição Lima, Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva, Guelly Urzêda de Mello Rezende, Hermócrates Gomes Melo Júnior, Luciene Viana da Silva, Simone do Socorro Azevedo Lima,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEsta revisão bibliográfica abordou o desafio de integrar a Inteligência Artificial (IA) na educação de forma ética, destacando os benefícios potenciais para personalização do aprendizado e eficiência administrativa, bem como os riscos associados, como questões de privacidade, viés algorítmico e justiça. O objetivo geral foi analisar a literatura existente para entender as implicações éticas do uso da IA na educação, focando tanto em benefícios quanto em riscos. Utilizou-se uma metodologia de revisão de literatura, examinando estudos prévios e discussões sobre o tema para coletar dados relevantes. Os resultados revelaram que, apesar dos avanços significativos proporcionados pela IA, é importante abordar os desafios éticos por meio do desenvolvimento de políticas robustas, formação de educadores e alunos, e a implementação de práticas responsáveis. A análise destacou a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para garantir que a IA seja aplicada de maneira justa e inclusiva no ambiente educacional. As considerações finais enfatizaram a importância de equilibrar os benefícios da IA com os riscos éticos, sugerindo que a adoção responsável da tecnologia pode promover uma educação mais personalizada e eficiente, desde que acompanhada por medidas que garantam a proteção e o respeito aos direitos dos envolvidos.
Referência(s)