
ENTRE CONFINAMENTO E DESLOCAMENTOS
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Issue: 76 Linguagem: Português
10.9771/ell.v0i76.54111
ISSN2176-4794
AutoresHumbelina Santos Silva, Elizabeth Gonzaga de Lima,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste artigo examina uma experiência de leitura de literatura antirracista na educação básica com base na narrativa Namíbia, não!, de Aldri Anunciação (2020), texto dramático que possibilita a reflexão sobre a literatura negra, a reafirmação identitária, a constituição de uma consciência crítica e uma oportunidade de repensar as relações raciais dentro do espaço escolar. A intervenção pedagógica com turmas do nono ano da Escola Municipal de Pituaçu, uma unidade de ensino de Salvador que atende aos Anos Finais do segmento Fundamental, é parte de uma pesquisa de cunho autoetnográfico Rotas literárias: o que ensinar nas aulas de literatura no ensino fundamental, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) - UFBA, em 2020. Para o estudo, utiliza a análise da ação pedagógica e o processo metodológico bibliográfico, ao considerar as contribuições de pensadores sobre o racismo, Gomes (2014, 2017) e Kilomba (2020); a literatura negra com Evaristo (2009); a importância da dramaturgia negra, Nascimento (2004), a poética da dramaturgia em debate, Martins (1995, 2020), Mendes (2020), Anunciação (2020) e leitura literária na escola, Cosson (2016, 2018), Dalvi (2013).
Referência(s)