
uso de Genshin Impact como metodologia ativa rumo ao letramento digital
2023; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 15; Issue: 24 Linguagem: Português
10.12660/rm.v15n24.2023.89962
ISSN2176-8943
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoUtilizando a metodologia ativa de gamificação, tomamos como objeto de estudo o RPG (Role-Playing Game, ou Jogo de Representação de Papéis) eletrônico Genshin Impact, oferecendo a hipótese de que se trata de uma ferramenta auxiliar para o ensino curricular em disciplinas de humanidades, e como recurso lúdico na identificação de hábitos e culturas, visto que o mundo representado no game faz referências a diversas regiões do mundo real. Os recursos imagéticos e discursivos são potencialmente enriquecedores para o processo de ensino-aprendizagem, e podem ser endereçados ao letramento digital dos estudantes, conforme análise feita em trechos de diálogos de personagens, dos quais apresentamos recortes do uso de motores de busca e da inteligência artificial.
Referência(s)