
O EXPERIMENTO DE HERTZ: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO OBJETIVANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n3-037
ISSN1981-223X
AutoresGylly Peterson Fernandes Lima, Francisco Levi Pereira Braga, Luiz Paulo Fernandes Lima, José Ricardo Barros de Lima,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA disciplina de Física, principalmente no ensino médio, tem como característica comum aulas expositivas e avaliações de aprendizagem utilizando prova escrita. O professor aborda a matéria através de aula expositiva, é o que podemos chamar de aprendizagem mecânica, ou seja, não se leva em conta os conhecimentos prévios existentes na estrutura cognitiva dos alunos, conhecimentos esses que são definidos de subsunçores ou ideias-ancora, definição dada por David Ausubel (1919 - 2008). O objetivo principal deste trabalho é propor a realização de uma atividade prática que comprova a propagação de uma onda no espaço possibilitando observar a existência e comportamento das ondas eletromagnéticas e de maneira simultânea identificar os conhecimentos prévios dos alunos, ou caso inexistentes, trabalha-los na forma dos organizadores prévios, para que os novos conhecimentos apresentados no ensino de eletromagnetismo tornem-se verdadeiramente significativo. Para a realização deste estudo procedeu-se à revisão de literatura, uma orientação dinâmica de como abordar os conhecimentos prévios essenciais para que o aluno possa aprender significativamente, e seguida a elaboração da proposta de utilização do experimento.
Referência(s)